3 Técnicas básicas para usar na aquarela

29/04/2017

Quando comecei a usar aquarela foi algo extremamente novo pra mim controlar a dose de água e tinta, fazer degradê, alcançar tons, entre outros. Então selecionei três técnicas básicas para usar na aquarela que irão ajudar muito para fazer uma pintura, e com elas você consegue controlar melhor a aquarela e saber onde usar cada uma delas.

1 Técnica úmida


Cada técnica pode ser usada livremente e com muita criatividade, a aquarela é gostosa de trabalhar e tudo vai depender do que você quer fazer com ela. A quantidade de água serve pra diluir bem a tinta, fazendo ela se espalhar no papel e misturar facilmente com outras cores. A técnica úmida consiste em acrescentar mais água do que tinta. Essa técnica funciona muito bem para fazer fundos com cores claras e até mesmo uma bela constelação super colorida.

2 Técnica seca


Nada mais é do que muita tinta e pouca água. É preciso usar água para diluir a tinta em aquarela, porém se diminuir a quantidade de água a tinta ela fica mais encorpada e a cor mais viva, o que também torna mais difícil espalhar a tinta pelo papel, além de secar mais depressa. É importante ter cuidado na hora de espalhar a tinta na técnica seca para não retirar a tinta do papel.
Uma das coisas interessantes na aquarela é que é possível retirar excesso de tinta se houver, porém isso pode acabar sendo algo um pouco chato quando retiramos a tinta sem querer por passar o pincel muitas vezes no mesmo local.

3 Técnica mista


É a junção das duas técnicas anteriores. Você começa com o seco, vai adicionando água e puxando a cor, quanto mais água mais clarinho fica, se jogar mais tinta ficará mais escuro. Com essas três técnicas básicas você pode formar combos como degradês, passar do claro para escuro, do escuro para o claro e muitas outras combinações.

Criando manchas



Criar manhas na aquarela é muito bacana, eu adoro aquarelas manchadas e as marcas da água que ficam no papel depois que a tinta seca. Para criar este efeito é preciso ter paciência, pois é necessário colocar tinta, esperar secar e colocar mais tinta até ficar do seu gosto.

Sobreposição da aquarela


Trabalhar com aquarela é uma maravilha, porém quando a gente não sabe muito bem o que faz pode se tornar um pouco frustrante. Tenha em mente que aquarela é uma coisa quando está molhada e outra quando seca, os resultados não são precisos, ela pode mudar. A sobreposição na aquarela é por tinta sobre tinta. A aquarela úmida, quando adicionado mais tinta ela erá diluir e se espalhar por cima da tinta de baixo, isso é bom para fazer degradês e manchas nebulosas.

Aquarela seca com aquarela seca ou pouco úmida por cima, você consegue definir bem o traço e ela não irá se misturar na tinta de baixo, e sim escrever por cima. Cuidado para não acabar retirando a tinta do papel nesta técnica!

Vale lembrar que nenhuma dessas técnicas é uma regra fixa e você deve ficar super vontade de criar suas próprias ou usar como achar melhor, mas se você tem dificuldades com aquarela espero que essas dicas possam ajudar na criação de suas pinturas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.