Digitalizar e editar a aquarela

11/06/2018


Aquarelar é uma maravilha, porém digitalizar é um pouco chato pois as cores nunca ficam 100% fieis e muitas vezes a imagem fica um pouco desfocada, sem definição e escura. Neste post vou mostrar como eu faço para digitalizar e editar minhas aquarelas.
Eu uso uma impressora Epson xp-241, faço uns pequenos ajustes dependendo do que farei com a imagem escaneada. Quando escaneio imagem para vetorizar  não precisa de uma resolução boa, então uso em 72 dpi, porém para a aquarela uso em 300 dpi para que possa ser impressa em tamanho A4, para imprimir em tamanho A3 escaneio em 600 dpi.



Eu uso o Photoshop para fazer as edições de cores, porém uma ferramenta gratuita que eu uso muito até hoje é o Photoscape (Deixa aí nos comentários se quiser um tutorial desse usando o Photoscape).

1 - Abro a imagem no Photoshop e ajusto o Brilho e Contraste. Não tem um padrão certo, vou ajustando até que a imagem fique um pouco parecida com a original e menos escura.



2 - Ajusto os Nives de Cor. Essas são as curvas de cores onde eu ajusto para deixar mais clarinho e um pouco mais contrastada, dando mais saturação ou retirando, tudo depende do seu gosto.





3 - Aplico Matiz e Saturação. Aqui eu brinco um pouco com as cores predominantes, fazendo ajustes para tons mais quentes ou frios sem fugir muito dos tons da aquarela original.


Por ultimo uso um filtro para definir melhor a imagem e retirar um pouco o desfoque que fica na hora que escaneio. No Photoshop clico na aba Filtro > Tornar Nítido > Tornar mais Nítido. O Photoshop faz o ajuste sozinho, mas você pode optar por fazer esse ajuste manualmente.



Agora veja como fica muito mais nítido e as cores mais definidas.


A edição é sutil para não fugir das cores originais, apenas para deixá-las mais vivas e com um acabamento bonitinho para impressão. O que achou desse tutorial? Gostaria de ver mais alguma dica de ilustração por aqui?

Join the conversation!

Post Signature

Latest Instagrams

© DOSE CRIATIVA. Design by FCD.