Trilha Morro da Urca

03/06/2018


Desde Março quando fiz minha cirurgia tive que ficar muito tempo de repouso sem fazer qualquer esforço, mas finalmente pude voltar a fazer minhas maravilhosas trilhas. Desta vez eu, meu amigo Leo e Gabi fomos na trilha do Morro da Urca. Pra quem não é do Rio de Janeiro, o morro da Urca é o primeiro morro antes do Pão de Açúcar aonde o povo normalmente vai de bondinho até os dois morros, mas é possível subir apé em ambos.
A nossa escolha foi o Morro da Urca, pois o Pão de Açúcar era alto demais, fomos até o inicio dele e havia uma placa com aviso 'Trilha com risco de vida, suba com um guia ou alguém especializado'. Ela era realmente de cara para o alto mar, uma escalada em pedra lisa. Caiu, morreu.

foto by Iza cordeiro


Ao contrário do Pão de Açúcar, a subida do Morro da Urca é dentro da mata, totalmente limpa e 'larga', com escadas de madeira, toras e pedras em todo caminho, até criança sobe lá pois é muito, mas muito tranquila. Uma trilha pra família toda - que tenha condições de fazer exercício - A subida dura em médio 40 min, conta com um mirante na metade da subida e diversos animais pelo caminho, embora eu só tenha me deparado com os saguis que tem por toda parte. Não pude deixar de abraçar o Pau-Brasil, nunca tinha visto um, muito menos tocado nele e foi muito bacana ver que ainda sobrou alguma coisa.

Lá no topo daquele morro tem um grande espaço para andar, comer, só que tudo muito caro, nós levamos nosso equipamento na bolsa. Água, lanche e suco pra fazer. Comemos quando chegamos lá em cima e levamos alguns pacotes de biscoito também. Ah, o banheiro é grátis.














A vista é maravilhosa, você tem visão do Rio e Niterói, as Serras de Teresópolis e o morro aqui perto da casa em São Gonçalo que dizem ser um vulcão adormecido, além de outros morros como Pedra da Gávea, Costão de Itacoatiara, etc. Tem muitos morros no Rio e muitas trilhas para fazer ainda.
Nós descemos por volta das 16:30h para não descer no escuro da mata e pelo caminho encontramos muita gente subindo ainda, a vista da noite lá de cima deve ser espetacular.

Se um dia fizer uma trilha pelo Rio, eu recomendo o Morro da Urca, a vista vale muito apena.

As fotos deste post foram tiradas por Gabriella Cordeiro.
Exceto quando sinalizada na legenda.

Join the conversation!

Post Signature

Latest Instagrams

© DOSE CRIATIVA. Design by FCD.